Tânia Lima, nasceu em 1990 em Viana do Castelo, e foi no ano de 2002 que deu início aos seus estudos musicais na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, na classe da Professora Evandra de Brito Gonçalves.

Licenciou-se em Música – Violino, na Escola Superior de Música de Lisboa com o Professor Aníbal Lima e Khachatur Amirkhanyan.

Em dezembro de 2017 tornou-se Mestre em Ensino de Música através da Escola das Artes, na Universidade Católica Portuguesa do Porto. 

Ao longo do seu percurso já se apresentou em vários recitais por todo o país tendo sido membro da Orquestra APROARTE, Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa, Orquestra Sinfónica do Algarve, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Con Spirito e Orquestra Sinfónica das Beiras.  

No domínio do Violino realizou masterclasses com Zofia Wóycicka, Gerardo Ribeiro, Evelio Telles, Anatoli Shwarzburg, Richard Gwilt, Daniel Rowland, Alexandra Mendes. Ao nível da Música de Câmara trabalhou com Pavel Gomziakov e Olga Prats.

No ano de 2009 inicia a sua carreira de docente lecionando violino, naipe e orquestra de cordas no Projeto da Orquestra Geração em Lisboa.

Desde 2012, após voltar à sua cidade natal, integra o corpo docente da Academia de Música Fernandes Fão até ao momento presente.

No ano de 2015 foi convidada a lecionar violino no Conservatório de Música e Dança dos Arcos de Valdevez. 

Enquanto docente realizou bastantes cursos de aperfeiçoamento, nomeadamente workshops de orquestras infantis; técnicas de direção de orquestras e grupos instrumentais (metodologia El Sistema); iniciação à orquestra para crianças de 3, 4 e 5 anos; workshop “A técnica Alexander na Expressão Criativa, entre outros.

Atualmente é membro do grupo de música de câmara Artmusic Ensemble, formado em 2015 (membro fundador). 

Tânia Lima